Alguns dias atrás, durante as apresentações de alguns projetos experimentais, lá no Concórdia, fomos todos surpreendidos com uma das apresentações. Explico: de repente, uma das nossas adolescentes, destas que vestem preto e gostam de ouvir no fone um rock da pesada, solicita que apaguem as luzes e anuncia que pode medir o diâmetro de um fio de cabelo utilizando um laser. Foi muito legal! Todos ficaram muito curiosos e passamos alguns instantes de muita interação, tentando entender a difração e a figura de interferência que era projetada em um anteparo.
No nosso encontro seguinte fiz uma proposta: Que tal elaborarmos uma canção sobre este experimento? Que tal experimentarmos um processo de composição coletiva com mais de duas dezenas de educandos? Desafio é pra jovens e adolescentes! Logo um puxou o violão, outro foi dando uma sugestão de como começar a escrever, outro resolveu ir para o quadro... E, surpreendentemente, surgiu a pergunta: Mas por que aquela figura tracejada? E alí passamos mais um tempo rediscutindo com mais profundidade aqueles conceitos de ondulatória relacionados com a difração e a interferência. Falamos de interferência construtiva, destrutiva, frente de onda, pulso e aí foi. Aos poucos a canção foi pegando corpo, um verso após o outro num processo rico de construção do conhecimento utilizando uma experiência de física, música com harmonização e melodia e um pouco de tecnologia: gravador de celular em audio e vídeo, fotografias pra registrar o processo todo. E, pra arrematar, eles mesmos terminaram enviando para o meu e-mail a letra da canção.
Depois que terminou aquele nosso encontro fiquei pensando: Estamos vivendo um turbilhão na educação, mas, como há situações de criação. Às vezes, fica fácil superar as barreiras entre a arte e a educação. E que legal quando elas causam esse efeito inesperado.
12 comentários:
Legal a ideia que a turma fez foi que uma simples ideia que fez que a turma dobrase as mangas e começaram a montar dali com um pegando o violão e o outro indo ao quadro mas isso é que uma turma deve ser e disto que o Brasil está precisando de alunos com iniciativas
Bá sor, baita aula!! foi demais mesmo, e temos que fazer mais dessas.
Nossa, essa aula foi ótima... todo mundo colaborou para a criação da musica e no final o resultado foi surpreendente! Temos que fazer mais aulas assim, agitou a turma!
Fico muito legal mesmo o experimento e a música.
bá o luciano é muito foda, essa aula foi legal pq todo mundo ajudou a criar a musica e todo mundo cantou! é isso lu vamo lá, a educaçao vai mudar o mundo!
Iniciativa legal luciano
Nossa, deu pra entender tudo e de um jeito muito legal. Adorei!
Gostei muito da ideia, do experimento, e principalmente a música. E estamos aprendendo cada vez mais!
ae sor mt foda as aulas que o senhor canta as musicas de fisica. valeu!
um abraço ao professor mais louco de poa!
Valeu, Boeira!!!!!
A educação precisa de mais gente assim, incentivando jovens a aprender e a produzir!!!
Pôhh.. que legal hem
[...] uma jovem destas que vestem preto solicitou que apaguem as luzes(NICO)
Postar um comentário