domingo, 29 de novembro de 2009

Conhecimento ou Imaginação?



"A imaginação é mais importante que o conhecimento" - assim disse Vitor Ramil, citando Albert Einstein no Show Cantando a Física com Joquim. Show que não sai da minha cabeça e que foi a melhor síntese que já consegui fazer em minha trajetória cognitiva.

Desde que me conheço, estou em busca de algo que me complete não só como profissional, mas como ser humano. Desde o segundo ano do antigo Segundo Grau Técnico, que terminei em Caxias do Sul, quando li a primeira biografia do Einstein, decidi que passaria a estudar Física. Por isso, me transferi a Porto Alegre. Fiquei fascinado com aquele homem da língua de fora que tivera em sua vida inúmeras facetas, entre elas a de pacifista, de político, de violinista, de educador, de físico.

Assim, sempre tive o Einstein como um ideal. Sempre admirei a sua visão de mundo profunda, mas com alegria e irreverência. E, além de tudo que me realizou neste Show, tive esta surpresa, a presença do homem da língua de fora - foi realmente mais um presente que Vitor Ramil nos trouxe.

Quando subi no palco, apesar de poucos ensaios com toda a banda, me senti muito à vontade. Muitos me perguntavam se eu estava ansioso ou com medo, e eu sabia que tudo já tinha dado certo. Eu estava feliz e me sentia nas alturas, "no meio das acrobacias com Joquim". Eu estava em minha melhor noite, em noite de realização e festa; estava com meus alunos, com meu irmão e, na platéia, com minha família e meus amigos mais queridos.

Sei que Joaquim Fonseca estava conosco. Suas lições de vida, seu legado, nos influenciou a todos. Prova disso, foi que seus descendentes também estavam lá. Os nossos alunos reviveram uma parte da sua história de vida e, agora, há mais um registro que, certamente, manterá vivo Joaquim Fonseca para outras gerações de alunos através do documentário "Em Busca do Joquim Real".

Cantei, toquei, fiz o melhor que pude com as minhas composições sobre o Ensino de Física, mas escutar "Loucos de Cara", na voz do Ramil, foi o brilho que complementou o evento. E o que dizer sobre aproximar a obra de um artista, assim tão denso e com tanta profundidade, da sala de aula? É fácil. É necessário. Nossos alunos precisam disso e provaram que estão prontos e ávidos por estas experiências transcendentes.

Nestas minhas primeiras tentativas de aproximação do Ensino de Física desse universo musical, hoje, vejo que o que aconteceu até chegarmos ao Show era o óbvio. Sei que fizemos algo lindo, inesquecível, mas tínhamos que fazer. Trabalhar em sala de aula entre a ficção e o real é uma oportunidade rara, não podíamos desperdiçar. Ter em uma aula de Física, ao mesmo tempo, o conhecimento e a imaginação foi fascinante, fiquei extremamente realizado - obrigado a todos. Em algum momento, a nossa civilização separou a educação da cultura, precisamos fundi-las novamente!

14 comentários:

amanda b disse...

"Sei que fizemos algo lindo, inesquecível, mas tínhamos que fazer"...Realmente sor algo INESQUECÍVEL, algo que se não tivessemos feito agora talvez NUNCA fosse feito.
Tenho certeza que todo esse conhecimento vai me ser util um dia
MUITO OBRIGADA!!!

AMANDA B 1ªA

Francis 2a disse...

conhecimento e imaginação, pois atravez da imaginação, ou seja, de uma ideia que conseguimos fazer tudo isso nesse ano de 2009, 3 aviões, viagens a pelotas para descobrir a historia e um belo show com a participação de Vitor Ramil. Pra mim isso é educação.

Yasmin Alves disse...

E o que dizer? E como definir?
Após ver a alegria nos teus olhos, percebi que ali não era uma simples realização de um projeto do professor de física, mas a realização do Luciano Boeira. Ter acompanhado o andamento do projeto, me fez perceber o quando era importante ter isso realizado. Vivenciar o projeto me fez ver que não basta apenas gostar da profissão que se escolhe seguir, mas é preciso amá-la e procurar a cada dia, projetos e coisas novas para que o aluno sinta e goste pelo um pouco da matéria. Com relação ao show quero dizer que gostei me senti ansiosa, envergonhada, feliz, que valeu a pena. E tenho certeza que nos próximos anos irão existir mais e mais projetos que irá agradar e marcar mais e mais alunos. Quero dizer também que adoro as aulas com as músicas, é realmente a melhor forma de aprender.
Obrigado por tudo!!
yasmin Alves 2ºA

Olavo Ludwig disse...

Luciano, amigo, colega de faculdade e por um tempo de profissão, muito obrigado por ter nos brindado com um trabalho tão perfeito, algo que me fez em vários momentos encher os olhos d´água e ficar todo arrepiado. Física, História e música impecáveis. Tu conseguiste realizar um sonho na educação, enfrentando todas as dificuldades que bem sabemos, não te deixou abalar, pelo contrário, tenho a convicção que és o melhor Professor de Física que existe atualmente, e é uma pena nossa profissão ser tão desvalorizada na sociedade e tão mal remunerada, a ponto de fazer professores natos como tu pensar em abandoná-la, meu amigo tu nasceu para esse trabalho, meus parabéns.

Olavo Ludwig disse...

O vídeo completo do show vai ser disponibilizado de alguma forma? Um DVD talvez?

Carolina 1a disse...

Sor, o show foi demais, parabéns mesmo. Tu conseguiu fazer um show espetacular, e foi emocionante. E que ano que vem venham mais projetos ein, todos nos adoramos. Abraço sor, e segue firme e forte.

Thayse 2º A disse...

uma matéria dificil, uma idéia mais dificil ainda, assim foi esse ano, superamos as dificuldades e conseguimos aprender plenamente a montar um avião e a dificilima matéria de fisica. Foi assim que construimos nosso ano: Superando as Dificuldades.

Anônimo disse...

FICOU MAIS DO QUE PERFEITO, ANO QUE VEM FAREMOS OUTRO, OTIMO PROJETO APRENDE-SE BEM MAIS FAZENDO DO QUE AQUELA ROTINA DE COLEGIO DE TEORIAS, MUITO BOM SOR ABRAÇO!

Tiago Fraga disse...

aeeee sor!
não é que tudo deu certo mesmo!!
muito bom trabalho sor, o show então tava incrível! espero que tenha um projeto desses ano que vem também!
parabéns por tudo sor. Um grande abraço. Tiago 2A.

Douglas Chen disse...

Bah sor, aposto que nem tu imaginava que iria ficar tão espetacular o show, e todo o projeto, de todos se envolvendo muito nisso!
Muito bom mesmo! Espero que tenhamos outro projeto tão bom quanto esse ano que vem!
Abraços!

Camila R. 2ºA disse...

Como a Yasmin disse à cima, não foi só uma realização do profissional, e sim do Luciano. Sinto-me muito orgulhosa de ter contribuído um pouco pra tudo isso. O show foi inesquecível, não só pra mim, mas tenho certeza que para todos os presentes. Foi realmente incrível ter participado de uma história tão importante e bonita como a de Joaquim Fonseca. Parabéns, Sor!

Alicia Pimentel disse...

Posso citar muitas qualidades do sor Luciano, que durante esse ano nos envolveu em um projeto que me fez ver a física de um jeito diferente, de uma maneira mais divertida e clara.Ter participado de todas as etapas desse projeto me mostrou a dedicação de um professor em busca de seu sonho.Espero que no próximo ano, juntos poderemos realizar novos projetos.
Parabéns por tudo e obrigado por essa experiência.
Alicia 2ºA

Unknown disse...

Professor Luciano
Fiquei muito feliz pelo acontecido, com certeza joquin foi uma história surpreendente no colégio Concórdia , e em nossas vidas.
Digo-lhe que fiquei emocionada no dia da apresentação “ cantando a física com joquin “
Adorei ter compartilhado desse projeto tão maravilhoso!
Parabéns pela pessoa, e profissional que és!
“O autêntico, o verdadeiro grande talento descobre as suas maiores alegrias na realização.”

Um grande abraço
Bruna Pereira 2° A

jabah disse...

olá Luciano, como posso adquirir o seu cd? sou professor de física e adorei o seu trabalho... abraço