segunda-feira, 13 de junho de 2011

Eclipse Intencional


Dias atrás estive na Faculdade de Tecnologia (FTEC), aqui de Porto Alegre, conversando com estudantes de alguns cursos sobre a minha experiência que relaciona arte e educação. O professor e diretor do grupo Farsa, Gilberto Fonseca, qualificou o nosso bate-papo como um exemplo de intertextualidade. Foi uma troca muito legal com esse pessoal que está pensando, a partir da academia, em novas formas de ver o mundo do conhecimento que nos rodeia.

Eu contei um pouco da minha caminhada, desde 2007, experimentando esta aproximação entre música, cultura e ensino de Física. Como é bom uma reflexão deste tipo, porque nos leva a ver melhor as nossas ações, ainda mais quando conversamos com sujeitos que estão abertos e sensíveis ao que está acontecendo. É claro que eu comecei este projeto porque percebi que existe um distanciamento entre a canção e o consumo artístico-educacional, voltado para o público estudantil. Acho que há uma demanda oculta ou um eclipse intencional neste setor da cultura. Poucos são os projetos que buscam está aproximação. Há muito espaço para isso e a cada diálogo que mantenho fora do meu campo de atuação escuto indicativos dessa demanda.

Na verdade, depois que saí de lá, fiquei pensando num Brasil com uma lei de incentivo à educação. Sei que já há um anteprojeto no MEC, mas como as coisas para este setor são demoradas nesse país. Talvez com uma lei deste tipo, projetos como o Cantando a Física não ficassem sem uma fonte de financiamento e pudessem realmente atingir um público mais amplo. Mas, enquanto isso não acontece fica a impressão que projetos arte-educacionais não podem receber financiamento cultural; e, também, que a linguagem musical pode excluir a canção.

Então, para que não permaneça esse eclipse, a linguagem musical, na forma de canção, é justamente música + letra. E falar de Física pode ser muito adequado na canção, desde que alguém queira, goste ou precise ouvir.

4 comentários:

Olavo Ludwig disse...

É isso ai Luciano, excelente texto. E muita sorte de oportunidades!

Gilberto Fonseca disse...

Foi uma noite muito legal, amigão.

MCarmo disse...

Boeira!!!!
Parabéns por mais uma atividade que divulgue ações de arte-educação!
Continue na luta!!! Uma hora dessas o "povo lá de cima" se dá conta e muda essa lei de incentivos e passa a olhar, com mais atenção, projetos como o seu.

Anônimo disse...

baaaaaaaaa muito legal!
Baita som que tu fez aquele dia!