Este é um blog de divulgação do PROJETO CANTANDO A FÍSICA do arte-educador Luciano Boeira.
quarta-feira, 26 de março de 2008
Divulgando o Gabarito
Pra gurizada do primeiro ano que fez prova comigo sobre os conceitos iniciais da física, como grandezas, unidades, velocidade média e aceleração, aí está o gabarito.
Grande abraço!!!
Um comentário:
Anônimo
disse...
Fala ai caxias.... Estamos começando um blog la da agência... Um blog para estudantes de Publicidade... Se algum aluno teu sonha em ser publicitario manda ele conhecer o nosso blog... é sobre assuntos em geral ligados a publicidade, propagandas criativas e até tutoriais para aprenderem a fazer trabalhos como os meus...huahuahua. Olha la: http://zielcom.wordpress.com
É um arte-educador que utiliza a música para trabalhar conteúdos do público estudantil, em particular a Física. Pesquisa, escreve e compõe, utilizando linguagens da cultura e da arte que merecem inserção na juventude. Este blog divulga projetos e ações educacionais não convencionais relacionados com a linguagem musical.
Este Cd, lançado no Auditório da Livraria Cultura, em Porto Alegre, em 2008, foi elaborado a partir das experiências desenvolvidas em 2007 pelo autor, utilizando a canção no ensino de Física. Ele foi produzido com a participação de dois grupos de jovens com identidades distintas. O primeiro grupo, estabelecido em Caxias do Sul, era formado por jovens trabalhadores do setor metalúrgico que, por desejarem gravar, contribuíram na produção musical do Cd e do Show Cantando a Física, que circulou em alguns estabelecimentos de cultura e educação. O segundo grupo, estabelecido em Porto Alegre e formado por estudantes não trabalhadores, testava as canções com o objetivo de aplicar os conhecimentos elaborados no vestibular. No fim deste ano, este grupo formou, também, uma segunda banda, que fez show e empolgou a gurizada dos colégios Concórdia e Japão. Enfim, taí pra gurizada curtir e aprender através de canções em ritmo de rock, reguee, pop, mpb e outros.
2009: Projeto Cantando a Física com Joquim
Esse projeto deriva do Projeto Cantando a Física. Ele começou a partir de uma pesquisa entre vários compositores brasileiros que apresentam em seus repertórios canções com elementos relacionados com a Física. Depois de uma análise envolvendo diversos aspectos capazes de relacionar música, ensino de Física e educação em geral, a melhor opção encontrada foi "Joquim" de Vitor Ramil. A partir dessa canção, iniciou-se a fase do estabelecimento de relações entre a canção e a aplicação dos conteúdos de Física. Tendo como base a saga de Joquim tentando construir um avião tornou-se imperativo que os alunos construíssem, também, um avião, revivendo e aprendendo sobre os principais aspectos envolvidos nesse processo. Por outro lado, enquanto ocorriam os estudos sobre os conteúdos de mecânica, hidrodinâmica, aerodinâmica e eletromagnetismo em sala de aula, descobrimos a importância pedagógica de uma das inspirações dessa música: a vida de Joaquim Fonseca (1909-1968). Afinal, o Projeto Cantando a Física é interdisciplinar e busca relacionar, efetivamente, Música com Ensino de Física. E assim, com base em entrevistas e muito trabalho, está em fase de finalização um documentário realizado pela união e os esforços de vários alunos do Ensino Médio do Colégio Concórdia. Essa história anda esquecida pelas gerações mais jovens até mesmo em Pelotas, cidade natal de Joaquim Fonseca, mas merece ser revisada porque é um exemplo de luta profissional e perseverança. Dessa forma, essas ações serão todas apresentadas no "Show Cantando a Física com Joquim", que ocorrerá em novembro, envolvendo as músicas do CD Cantando a Física, o Documentário sobre Joaquim Fonseca, os aviões construídos pelos alunos e, é claro, a canção Joquim. Dessa forma, estaremos festejando todos os conhecimentos adquiridos ao longo desse ano na disciplina de Física e ainda de quebra ampliando nossos conhecimentos em História, em Música... Enfim, cada aluno fará a sua síntese.
fotos das gravações...
Aí está o Xande na percussão, o Vando no baixo, eu cantando e o Élison na guitarra, durante as gravações do CD Cantando a Física, no segundo semestre de 2007.
Assunto: Óptica 1) Por que o céu é azul? Resp.: Porque a freqüência visível que sofre maior espalhamento nas partículas da atmosfera é a do azul. E a cor que sofre o menor desvio no espalhamento é a do outro extremo do espectro visível, a vermelha. Por isso, o pôr-do-sol é avermelhado.
2) Qual é o tipo de espelho com maior campo de visão? Resp.: É o campo de visão dos espelhos convexos. Os retrovisores internos dos automóveis são levemente convexos para que o motorista possa enxergar uma região mais ampla do que a produzida por um espelho plano.
Assunto: Hidrodinâmica 3) A velocidade de um fluido tem relação com a pressão? Resp.: Sim. O aumento da velocidade das partículas diminui a pressão. É o que ocorre quando o ar passa com maior velocidade na parte superior da asa de um avião, sustentando-o no ar.
Assunto: Mecânica
4) Como é definido o trabalho realizado por uma força? Resp.: É o deslocamento do ponto de aplicação de uma força. Matemáticamente escrevemos: T = F.d.cosQ.
Um comentário:
Fala ai caxias....
Estamos começando um blog la da agência... Um blog para estudantes de Publicidade... Se algum aluno teu sonha em ser publicitario manda ele conhecer o nosso blog... é sobre assuntos em geral ligados a publicidade, propagandas criativas e até tutoriais para aprenderem a fazer trabalhos como os meus...huahuahua.
Olha la: http://zielcom.wordpress.com
Abraço, Gordo
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