domingo, 21 de junho de 2009

Descobrindo o Joquim Real


É com imenso prazer que, aos poucos, estou descobrindo o tamanho do Projeto Cantando a Física com Joquim. Nos últimos tempos, venho me apropriando de uma página da história rio-grandense que ainda não foi totalmente reconhecida. Estou falando da vida do homem que inspirou o Joquim de Vitor Ramil. É isso mesmo, o Joquim real existiu e se chamava Joaquim da Costa Fonseca Filho. Trata-se de um homem idealista, simples e, ao mesmo tempo, complexo, que, entre várias realizações, construiu dois aviões, ainda no final da década de 30, "no fim do fundo da América do Sul", como diz na canção. Um de seus aviões, o F-2 Cidade de Pelotas, foi inclusive testado e autorizado para voar pelo Ministério da Aeronáutica. E dizem que, para a época, era de qualidade superior aos de mesmo tipo norte-americanos. Há quem diga, também, que foi o primeiro homem a construir um avião no Brasil.
No meio da minha pesquisa, venho conhecendo algumas pessoas que lutam para conservar viva essa página da história aeronáutica do Rio Grande do Sul e do Brasil. Aliás, uma das poucas páginas publicadas com esse objetivo, encontra-se no livro "Pelotas, Casarões Contam Sua História - V5, da adorável escritora pelotense Zênia de León, que vem me incentivando muito nesses voos.
Mas, na última sexta-feira, tive o prazer de conhecer o Sr. Joaquim da Costa Fonseca Neto, um dos filhos do inspirador de Joquim. Fui recebido em sua loja, em Porto Alegre, por esse homem amável, que expressa admiração enorme pelo pai e por seus feitos, mas que, com humildade, não projetava toda essa importância para a história do nosso Estado e do Brasil.
Passamos alguns minutos juntos e, aos poucos, ele foi me mostrando fotos e recortes de jornais, organizados pelo mestrando Sérgio Peres - que estuda a história há algum tempo - e foi me contando a história que ele sabe e que ele viveu com seu pai, até os 18 anos de idade.
Mas há fatos e mitos nessa história, há lições positivas e negativas na saga vivida por Joaquim Fonseca e nosso projeto vai em busca disso. Na próxima semana, iremos a Pelotas, com um grupo de seis pesquisadores-estudantes, munidos de câmeras, microfones e sentidos aguçados, buscando elementos que nos ajudem a contar, com mais propriedade, essa história e resgatar, quem sabe, o que está obscurecido pelo tempo. Ou, no mínimo, aprender sobre a vida e sobre a luta desse homem que, certamente, é exemplo para nossos estudantes em muitos aspectos.
Conto mais assim que voltarmos!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Decolamos

Depois de muito planejamento, nosso projeto decolou. Agora, estamos prontos pra sentir um pouco da emoção que Joquim deve ter vivido, ao longo de sua vida, quando lutou, cada dia, pela construção do seu avião. Hoje, vivi um grande dia no Concórdia! A convite do Grêmio Estudantil, toquei no recreio e a gurizada cantou muito e trocamos uma energia legal!
Na sala de aula, lançamos o projeto Cantando a Física com Joquim. Escolhemos os estudantes coordenadores de cada grupo de trabalho e discutimos tudo o que ocorrerá durante o mês de junho. A gurizada ficou mais tranquila com o assessoramento e com a ajuda que o Colégio dará. A Kátia, o Sérgio e o dir. Valdir, como sempre, também não deixaram a desejar - Serei sempre muito grato a eles. E, no final da aula, até cantamos juntos Joquim, do Vitor Ramil - Foi um risco, mas consegui chegar até o final, com o incentivo da gurizada.
Agora, precisamos corresponder às expectativas. Creio que toda a Comunidade Escolar nos observa com atenção e torce pra ver os nossos primeiros voos. Sei que aprenderemos muito sobre Mecânica, Eletricidade, Hidrodinâmica, Magnetismo e, o melhor, é que veremos todos estes conceitos aplicados na prática, em nossos aviões.
Valeu gurizada! Agora é só pesquisar, estudar e colocar a mão na massa, principalmente, durante as assessorias técnicas, nas segudas-feiras, às 16h30min. Espero, lá, os futuros físicos, engenheiros, pilotos e profissionais dessas aventuras!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aproximando Vitor Ramil e Projetando o Avião

Cada dia em sala de aula é um exercício de comunicação, de paciência e, portanto, de aprendizado. É por isso que, aos poucos, conforme vai decolando o projeto, vou tentando passar mais informações e, consequentemente, vamos ampliando nosso conhecimento juntos.

Acho que é importante, aos poucos, ir mostrando as razões que nos levam a tomar "Joquim" como ponto de partida, mas também ir mostrando com mais profundidade as idéias e o trabalho do compositor. E destaco isso porque tenho exercitado também a composicão musical e tenho sentido a dedicação e o estudo que esta atividade requer. Mas é muito legal, tanto que gravei o cd Cantando a Física.

Vejam, então, que tri essa entrevista com Vitor Ramil, mostra muito sobre seu trabalho e a trilha sonora é muito ilustrativa. É um baita artista!

http://www.youtube.com/watch?v=93EF8_BTgRY


E para ajudar no projeto de construção de um avião com rádio controlador, apresento aqui uma dica de preços. São valores aproximados dos principais equipamentos de controle de um aeromodelo. Mas não se apavorem, dá pra começar com um planador, estudando a aerodinâmica e voando legal, com mais estudo e com menos grana.

Preços aproximados:

1 Combo e-max 2822 com Esc SS de 20A sai R$ 90,00

1 Bateria lipo Mystery 3S 1500mAh 15C sai R$ 80,00

1 Hélice APC 8x4 sai R$ 7,00

4 Servos HXT900 de 9g sai R$ 88,00

1 Carregador/balanceador e-sky 2S a 3S lipo sai R$ 50,00

1 Radio Spektrum 2,4ghz completo sai R$ 345,00

1 Monitor de carga para bateria lipo 1S a 6S sai R$ 31,00





sábado, 16 de maio de 2009

O Avião de Joquim vai Decolar


Agora que já apresentei Joquim, do compositor, cantor e escritor Vitor Ramil, precisamos falar mais sobre a construção do avião. Bom, é legal que fique claro que estas postagens são antecipações, já que o projeto começa, realmente, no segundo trimestre letivo. Um elemento fundamental é que a construção do avião decorre do sonho de Joquim. A música apresenta uma série de relações com a Física, que estarei apresentando nas próximas postagens - e se os leitores deste blog quiserem buscá-las, também poderão, e, por favor, comentem suas idéias conosco.
A música deixa claro que não é uma tarefa fácil e que muitos obstáculos são enfrentados. Mas que graça tem uma vida sem obstáculos? O prazer da busca pelos resultados e a superação dos limites é o motor da vida e dos nossos estudos em um projeto.
Já que o Projeto Cantando a Física deste ano será todo orientado por Joquim, então vou colocar algumas diretrizes iniciais que deverão conduzir a construção do avião. Nosso objetivo é que, até o mês de setembro, vários aviões estejam decolando e competindo pelos melhores vôos. Com essa idéia, estou sugerindo alguns links muito legais que servem de pesquisa para os nossos projetos. Já antecipo que simplicidade na construção é uma das diretrizes. Por isso, olhem as idéias do Raphael Rigoti, eu já virei seu fã:
http://www.youtube.com/watch?v=JSotSjczXbI
Outro link imperdível é o da Hobby Esportes sobre os perfis das assas:
http://www.hobbys.com.br/caracteristicas%20projeto%201.htm
Eis, então, as primeiras diretrizes para a contrução dos aviões:
1) precisão e rigor nos desenhos do projeto;
2) simplicidade na construção e reciclagem de materiais;
3) suavidade no vôo;
4) tempo e distância percorrida durante o vôo;
Provavelmente, mais a diante estaremos estabelecendo modalidades de vôo, já que há algumas possibilidades para a construção de um avião: planador, a elástico, a motor.
E, como já estou tentando fazer alguns testes com alguns amigos, lhes mostro uma foto do primeiro projeto que fiz com o Negão e o Fafa durante este fim de semana.





quinta-feira, 30 de abril de 2009

Cantando a Física com Joquim de Vitor Ramil

Chegou a hora de um grande salto de qualidade no Projeto Cantando a Fïsica no Colégio Concórdia - PoA! Já passamos por momentos muito legais, aprendemos mais Física, realizamos alguns shows e, em alguns momentos, nos emocionamos. Este projeto é um encontro entre cultura e educação, é um exemplo efetivo de interdisciplinaridade no ensino.

Este ano faremos algo novo. Ao escutar com maior atenção a história contada por Vitor Ramil na música Joquim, tive a certeza de ter encontrado algo que eu procurava há algum tempo.

Joquim, o louco do chapéu azul, é um sujeito que teria vivido na época da efervescência da aviação no Brasil e sonhava em construir um avião. O projeto de sua vida logo entrou em conflito com os interesses dos poderosos; teria sofrido perseguições e foi assassinado, mas conseguiu voar com um avião construido por ele.

A música é riquíssima em cenas, em vocabulário e em conteúdo. E, assim, é material fértil para o Projeto Cantando a Física. Então, este ano, ela será o fio condutor do Projeto. Ou seja, todos os conteúdos e experimentos que estudaremos, e as composições que elaboraremos, serão a partir de Joquim. E teremos como um dos elementos centrais a construção de um avião - é melhor dizer, de um protótipo de avião, isso já vai ser ótimo!

Foi dado o start! Adorei a repercussão da idéia junto aos alunos, agora é decolar o pensamento pra construir o avião. Para aqueles que quiserem saber algo mais sobre o compositor sugiro este primeio link: http://www.youtube.com/watch?v=v6BlJvLQ-qU

Ah! E não esqueçam de ouvir Joquim. Falarei mais sobre o projeto nas próximas postagens.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Projetos de 2009


Bá! Finalmente acho que vou conseguir retomar algumas ações que estavam previstas, mas que, com a correria do dia a dia, férias de final de ano, as aulas do início de 2009 e tudo mais, fui deixando passar.
A primeira notícia boa é que consegui divulgar o primeiro vídeo que mostra como foi o lançamento do CD Cantando a Física do ano passado. E este é só o primeiro. Tenho idéia de divulgar outro em breve com outra música do cd. A gurizada que não conseguiu estar presente no evento vinha pedindo, então, tá lá, no youtube, no link:
http://www.youtube.com/watch?v=4MhEnGJPVk8
Mas não é só isso. Este ano estaremos mais ousados. Estaremos trabalhando em duas direções, uma mais voltada ao Colégio Concórdia, local onde tudo começou e outra, com foco nas escolas públicas de Porto Alegre. Chegou a hora, principalmente, do ensino médio das escolas estaduais. É hora dessa gurizada que também tá afim de aprender Física de uma forma mais dinâmica, com música, conhecer o projeto curtir as músicas deste cd e outras inéditas que estaremos testando com a gurizada, mas isso já é assunto da próxima postagem. Grande abraço! L.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O prof. Luciano Boeira no Radar da TVE


Quinta-feira passada, o jornalista Domício Grillo da TVE gravou uma matéria conosco, mostrando como funciona o Projeto Cantando a Física nas diversas escolas onde trabalhamos. Eles foram recebidos no Colégio Concórdia de PoA e filmaram a banda formada, ali, neste ano, com o Marcio Zamfonato, o Bruno Pereira de Bastos e o Lucas Grams Kuwer. Junto comigo, a gurizada mandou ver numa versão acústica pra dá uma idéia de como tocamos e cantamos enquanto rola um ensino de física musicado. Nesta matéria tivemos a chance de fazer uma breve retrospectiva de toda a existência do projeto, falando do seu surgimento, dos principais shows nas escolas, do lançamento do cd no Auditório da Livraria Cultura, da relação da física com a música e muito mais. Daqui alguns dias, todos poderão ver a matéria que será publicada no programa Radar da TVE, que vai ao ar de segunda à sexta, às 18h, com reprise nas madrugadas, a partir da 1h.
Valeu Domício e Beto! Grande abraço do Prof. Luciano Boeira!